Limão e suas multiutilidades




Além de nutritivo (vitamina C pura!), o limão é saboroso e um excelente produto de limpeza. Aprenda aqui como aproveitar o melhor dessa fruta até a última gota!

Na culinária


- Ao cozinhar repolho, brócolis ou couve-flor, acrescente 1 colher (sopa) de suco de limão na água para eliminar o cheiro forte.
- Para retirar a baba do quiabo, mergulhe-o no suco de limão por 15 minutos. Em seguida, lave-o bem e prepare a receita.
- Coloque algumas gotas de limão no óleo em que o peixe será frito. Além de diminuir a fumaça, elimina do ambiente o cheiro de fritura.
- O limão é um poderoso antibactericida natural. Por isso, pode ser usado para lavar verduras (use 1 litro de água para o suco de 1 limão).
- Ao usar banho-maria ou cozinhar ovos, coloque um pedaço de limão ou o bagaço na água. Isso evita que a panela escureça.
- Para que a maçã descascada não escureça, mergulhe-a em uma mistura de água e suco de limão.


Na limpeza


- Para desinfetar talheres ou utensílios de madeira: deixe-os de molho no suco de 1 limão diluído em ½ copo de água, por meia hora. Enxágue e deixe secar ao sol.
- Para retirar o cheiro de peixe dos talheres: esfregue neles o bagaço do limão.
- Para tirar o mau cheiro da esponja de louça: esprema 1 limão, coloque o suco em uma vasilha e complete com água até a metade. Mergulhe a esponja por 30 minutos e enxágue.
- Para clarear panelas de alumínio: encha-a com água quente, junte o suco de 1 limão e deixe ferver até clarear.
- Para limpar as bocas do fogão: misture o suco de 1 limão com 2 colheres (sopa) de açúcar ou sal. Com essa pasta fica mais fácil remover a sujeira.
- Para higienizar o filtro de barro: passe a casca do limão em toda a parte interna do filtro. Isso evita que os fungos se reproduzam. 

Atenção:
Depois de usar o limão, lave bem as mãos com água e sabonete; isso evita manchas e queimaduras na pele quando você se expuser ao sol.



Fonte: Sadia 

Comentários