O BE A BÁ DO BOLO PERFEITO




São dicas que farão com que você não erre na hora de fazer o seu bolo,como por exemplo o tamanho da forma , o forno que tem que ser pré aquecido, os ingredientes que devem estar em temperatura ambiente porque se estiverem gelados vão inibir o crescimento do bolo.

Aqui abaixo deixo outras dicas que seguir todas elas seu bolo será sempre um "sucesso de bilheteria" rs 



 Meu bolo cresce demais no centro e racha.
Isto acontece quando:

a) muito fermento

b) a forma é muito pequena para aquela quantidade de massa.

a) a temperatura do forno é muito alta.

 Meu bolo fica cru no centro.
Para evitar este problema, sempre faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno, este teste deve ser feito sempre no centro do bolo. Empurre um palito de dente até o fim bem no centro do bolo e retire, ele deve sair limpo, este é o sinal de que o bolo esta totalmente cozido e pode sair forno.

Meu bolo não cresce e forma bolhas de ar na parte superior.
Pode acontecer por que:

a) o bolo demorou muito para ir ao forno.

O fermento do bolo começa a fermentar assim que entra em contato com

o líquido e por isso deve ir ao forno o mais rápido possível para desenvolver a

fermentação durante o assamento.

b) o forno não estava suficientemente quente.

Meu bolo está cozido e ficou baixo, mas a textura é boa.
Isso acontece quando a forma de bolo é muito grande.

Meu bolo afundou no meio

a) a porta do forno foi aberta antes do bolo se firmar.

b) o bolo não foi ao forno assim que a mistura estava pronta.

c) fermento demais.

d) Excesso de líquido

e) Insuficiência de qualquer dos ingredientes secos

f) Excesso de açúcar ou fermento (a massa escurece)

g)Temperatura do forno alta demais

h) Mistura leve colocada em fôrma grande e funda

 As bordas do meu bolo queimam.

Um problema e muitas razões possíveis:

a) excesso de gordura na hora de untar a forma;

b) forno muito quente;

c) tamanho de forma errado;

d) o bolo foi deixado no forno por muito tempo;

e) a gordura usada não é adequada para o cozimento.

Eu não consigo desenformar o bolo.

a)Verifique se a assadeira está bem untada.

b)Você nunca vai terá este problema se forrar a assadeira com papel vegetal na base e até mesmo nas paredes.

c) Use um pouco de manteiga no interior da assadeira para fixar o papel vegetal.

Meu bolo é muito denso.

a) durante a mistura dos ingredientes a massa foi trabalhada demais e perdeu muito ar.

b) os ovos foram adicionados muito rapidamente. Tente incorporar bem os ovos entre uma adição e outra.

c) não foi adicionado fermento suficiente. 

Fonte: desconhecida , caso seja seu me avise que dou os devidos creditos. 

Comentários